neyna
A rainha da música cabo-verdeana
Neyna é actualmente uma das principais referências da música Cabo Verdiana da actualidade, tendo ganho em 2023 e 2024 o prémio de música popular do ano nos Cabo Verde Music Awards.
O verdadeiro reconhecimento do meio musical acontece já em 2020 quando uma das maiores referências cabo-verdianas, Nelson Freitas, a convida para gravar consigo “Na Bo Mon”, tema que conta já com 6 Milhões de Visualizações no Youtube e que, cumprindo todas as expectativas, acaba por atrair a atenção do grande público para Neyna.
Com uma base de fãs cada vez maior e mais entusiasta, a artista lança, de seguida, temas icónicos como “Tempo Para”, “Uh” ou “Spadja Pé” que somam já várias milhões de visualizações no Youtube e Spotify e se tornaram motivo para as sucessivas enchentes nos seus concertos.
Já em 2023 é lançado o tema “Menino Veneno” e confirmada a participação de Neyna no NOS Alive.
Ainda nesse ano, viu os seus singles “Bem Li” e “Preta” tornarem-se sucessos imediatos com mais de 3 milhões de visualizações no YouTube.
O Seu primeiro single de 2024, “Nu Ka sta Para”, foi um sucesso instantâneo, alcançando mais de 2 milhões de visualizações em menos de um mês e liderando os principais tops de música.
Neyna lançou o seu EP de estreia em 2024, intitulado "Oceans". Este projeto inclui uma trilogia visual das três primeiras faixas — “Hey Odja”, “Je T’Aime” e “Ku Bo”.
Subiu ao palco de um dos maiores festivais de Portugal no Rock in Rio em Lisboa, onde antecipou boa parte do EP, e mostrou um lado mais luminoso e radiante da kizomba, uma marca deste novo talento da música cabo-verdiana.
Com "Oceans" atualmente em destaque, Neyna continua a expandir suas fronteiras além da Europa, prometendo novos lançamentos e novos horizontes musicais ao longo do ano.